O Brasil é o quarto mercado consumidor de produtos de beleza do mundo. Em nosso país funcionam 500 mil salões de beleza formais, segundo levantamento encomendada pela Beauty Fair, uma feira internacional de beleza profissional. A maior parte deles (83%, para sermos mais precisos) são focados em público feminino.
Dos gastos totais dos brasileiros com cosméticos, 30,1% são com xampu, 25,3% com produtos para a pele do corpo e 13,3% com os de rosto. Apenas 4,9% das mulheres no país se sentem satisfeitas com os fios naturais, de acordo com uma pesquisa feita pela empresa Kantar. Os homens estão mais felizes com sua aparência, 11,4% deles não mudaria nada nas próprias madeixas, porém isso ainda significa que 88,6% estão propensos a fazer alguma intervenção nos cabelos.
Os dados desse mercado dão indicativos de como brasileiras e brasileiros gostam de cuidar dos cabelos e de mudar de visual. Nesse cenário, é fácil chegar a conclusão de que a grande maioria das pessoas no Brasil tem cabelos quimicamente tratados. Você está entre essas pessoas? Então sugiro continuar lendo esse texto.
Escova progressiva, tintura, alisamentos, relaxamentos e descoloração são exemplos de procedimentos químicos. O objetivo final é sempre o mesmo: sentir-se mais bonita e melhorar a autoestima. Mas se a pessoa que tem os cabelos quimicamente tratados não tiver uma série de cuidados, o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Entenda como isso pode acontecer nas próximas linhas deste post.
O QUE A QUÍMICA FAZ COM O CABELO?!
Porosidade, frizz, quebra, ressecamento, opacidade e até queda poderão acabar com a beleza e brilho das madeixas se os cabelos que passaram por procedimentos químicos não forem corretamente tratados. Uma pesquisa feito no Laboratório de Cosmetologia, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, avaliou alguns tipos de alisantes e demonstrou que todos causam consideráveis perdas de proteínas nos cabelos, na comparação com fios chamados “virgens” (sem química).
Segundo a pesquisadora Maria Valéria Robles Velasco, coordenadora do laboratório, para recuperar a saúde dos cabelos e fazer a reconstrução da estrutura dos fios é necessário repor a queratina, a principal proteína formadora dos fios. Em outro estudo científico sobre utilização de química nos cabelos, realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foram analisados tratamentos dos tipos térmico, descolorante e relaxamento. Todos eles resultaram em alterações morfológicas no cabelo.
As pesquisas deixam evidente a necessidade e a importância de cuidar bem dos cabelos quimicamente tratados. Quer saber o que fazer para garantir madeixas saudáveis e sempre bonitas? Siga conosco que neste texto falamos sobre esse assunto.
QUANDO COMEÇAR A CUIDAR DOS CABELOS QUIMICAMENTE TRATADOS?
Os cuidados com os cabelos que recebem química começam antes mesmo da realização do procedimento, quando os fios começam a ser preparados para a mudança. Para uma rotina de cuidados completa é necessário estar atento a três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma delas tem um objetivo.
A hidratação visa fazer a reposição de água no fio. Já a nutrição tem a finalidade de repor os nutrientes ao cabelo. Por fim a reconstrução faz a reposição da queratina na estrutura do fio.
A hidratação já deve começar antes de o cabelo receber a química. Para não esquecer de nada uma ótima opção é fazer um cronograma capilar. Ele nada mais é do que uma agenda de tratamentos para recuperar a saúde dos cabelos danificados. O cronograma capilar inclui uma rotina com hidratação, nutrição e reconstrução, que pode ser feita em casa, e é indicada para todo tipo de cabelo.
Ter um cronograma capilar é bastante simples. Faça uma agenda mensal definindo os dias para cada tratamento. É importante manter um intervalo de 48h entre um tratamento e outro e intercalá-los. Um cronograma básico inclui, em média, de sete a oito hidratações por mês, de quatro a seis nutrições e uma ou duas reconstruções. A quantidade de cada tratamento pode variar conforme a necessidade de cada cabelo.
Veja um exemplo:
Semana 1: Hidratação | Nutrição | Hidratação
Semana 2: Reconstrução | Hidratação | Nutrição
Semana 3: Hidratação | Nutrição | Hidratação
Semana 4: Hidratação | Nutrição | Hidratação
Para saber o que você mais precisa, observe a condição de seus fios. Cabelos elásticos e quebradiços, situações bem comuns para quem usa química constantemente, precisam mais de reconstrução. Fios opacos e ressecados, com pouco movimento e aspereza ao toque, pedem hidratação. Já madeixas volumosas e com frizz, que embaraçam com facilidade, requerem nutrição.
Cada etapa do tratamento é feita com um tipo de produto específico. Um boa dica é pesquisar antes de sair comprando cosméticos. Antes de qualquer procedimento, leia atentamente as orientações na bula ou caixa do produto. Para te ajudar a encontrar os melhores produtos, confira as dicas da Ajayô Professional:
– A linha Açaí Intense é indicada para hidratação e nutrição.
– As linhas Banana e Mel e Shield and Repair são indicadas para reconstrução.
OS BENEFÍCIOS DA ROTINA DE TRATAMENTOS DO CABELO
Em geral a hidratação é o tratamento mais realizado por quem se preocupa com suas madeixas. O cabelo perde água todos os dias e esse procedimento traz de volta o brilho e a maciez dos fios. D-Pantenol, manteiga de oliva, óleo de coco, babosa e aminoácidos funcionais são ingredientes comumente utilizados nos produtos para hidratação.
Porém é um erro achar que só essa etapa será suficiente para deixar seus fios saudáveis. Nutrição e reconstrução são igualmente importantes para o cuidado de cabelos quimicamente tratados.
A nutrição é responsável pela “lubrificação”. Ela ajuda a manter dentro dos fios a água que foi reposta durante a hidratação do cabelo e serve para proteção das madeixas. Esse tratamento costuma ser feito de três diferentes formas:
1) máscara para nutrição: com cremes para uso durante o banho e aplicação de 2 a 5 minutos;
2) umectação com óleo vegetal: com aplicação do produto antes do banho, desde a raiz até as pontas, deixando agir por cerca de trinta minutos para então lavá-lo; e
3) umectação noturna, quando o óleo é aplicado antes de dormir e removido no dia seguinte (esse último é indicado para cabelos muito ressecados e é importante colocar uma touca para proteger as roupas de cama).
A reconstrução é feita com máscaras concentradas para essa finalidade ou com cauterização capilar com a queratina líquida. É esta etapa que vai deixar o cabelo mais forte e devolver a consistência natural à fibra capilar.
Você já faz algum desses tratamentos? Se ainda não estão na sua rotina, tenho certeza de que agora você já se convenceu da importância de cuidar bem dos cabelos quimicamente tratados. Mas hidratação, nutrição e reconstrução não são as únicas ações que devem estar na sua lista. Para saber mais sobre como manter a saúde de seus fios, vejas as dicas a seguir:
PRODUTOS PARA CABELOS QUIMICAMENTE TRATADOS
O cronograma capilar fará com que você tenha uma agenda de tratamentos para a saúde dos cabelos, porém há outros produtos para serem utilizados rotineiramente e que ajudam bastante nos cuidados com as madeixas.
Xampu e condicionador são os primeiros da lista, já que são os de uso mais frequente. Existem no mercado xampus e condicionadores feitos especialmente para cabelos quimicamente tratados. Eles contém princípios ativos para prolongar os efeitos da química, recuperar o cabelo e reequilibrar o pH.
Outro produto importante é o protetor térmico. Esse cosmético é aplicado antes do uso de secadores, chapinhas ou modelador de cachos. O protetor termoativado deve ser espalhado por toda a extensão dos fios antes da utilização desses aparelhos de alta temperatura. O BB Cream Ajayô 10 in 1 é ideal para essa função.
Um quarto produto indispensável para quem tem cabelos quimicamente tratados é o filtro solar. O sol é um agentes externo que danifica muito os fios. O filtro solar capilar deve ser usado da mesma forma e com a mesma preocupação que você tem com a proteção solar da pele.
Com tudo isso você pensa que seus cabelos já estão sãos e salvos? Ainda não! Além de usar os produtos certos, existem outros cuidados importantes para fios que passaram por procedimentos químicos. São medidas simples, mas que fazem toda a diferença no visual de suas madeixas. Saiba quais são elas:
COMO MANTER A SAÚDE DE CABELOS QUIMICAMENTE TRATADOS?
Para garantir cabelos lindos, como é o objetivo de qualquer tratamento, o primeiro cuidado que qualquer pessoa deve ter é escolher um profissional capacitado e de confiança. Nunca deixe seu bem precioso (ou seja, seu cabelo!!) nas mãos de salões duvidosos que dizem realizar milagres que nenhum outro profissional se arriscaria a prometer. Pesquise e busque referências de clientes antes de pagar por um procedimento químico para suas madeixas.
Bons profissionais indicarão bons tratamentos e bons produtos. Um produto comumente usado, mas que não deve ser recomendado por quem sabe o que é bom de verdade para os cabelos, é o formal. Fuja dele e de profissionais que sugerirem a sua utilização. O formol impermeabiliza a fibra capilar, impede que ele receba outros tratamentos e ainda enfraquece os fios. Os danos causados são irreversíveis e nem os resultados justificam a escolha. Além disso há risco de alergia ao produto.
Outro cuidado importante para quem tem cabelos quimicamente tratados é respeitar o tempo entre um procedimento e outro. Os fios precisam de um “respiro” entre uma química e outra, e não dar essa pausa pode resultar em danos para a saúde. Com uma frequência inadequada de tratamentos os cabelos podem ficar fracos e quebradiços e isso pode favorecer inclusive a queda (problema bastante temido pela maioria das pessoas).
Depois da química, redobre os cuidados com os males de agentes externos. Evite as agressões como água do mar, cloro da piscina, radiações solares (exposição ao sol, como já comentamos neste texto) e exposição ao vento. Para procedimentos de alisamento, vale evitar também o uso de secador, deixando o utensílio somente para modelar os cabelos, e não usar chapinha. Ao lavar os cabelos, a água também não deve ser muito quente.
Para cabelos saudáveis é importante também manter sempre o corte em dia. Muitas vezes o melhor jeito de acabar com as pontas ressecadas ou pontas duplas, por exemplo, é eliminando com a tesoura. Além disso, você dá uma cara nova aos fios.
Outra dica para a saúde dos cabelos quimicamente tratados é cuidar com a alimentação. Alimentos ricos em elastina e colágenos são bastante recomendados. Folhas verde-escuras também são indicadas, além das proteínas magras e ômega 3, pois são eles que estimulam a produção de colágeno e elastina. Para dar um up na saúde dos seus cabelos de dentro para fora, você pode também utilizar o Suplemento Ajayô Cabelos, Unhas e Pele.
VOCÊ TEM CUIDADO BEM DE SEUS CABELOS?
Espelho, espelho meu, qual tratamento e produtos mais indicados para os cabelos meus?! Você tem cuidado de seus cabelos? Conhece bem essa parte de seu corpo? Será que ele precisa primeiro de hidratação, nutrição ou reconstrução? Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão sobre o assunto, fique à vontade para deixar nos comentários de nosso blog.